quarta-feira, 3 de junho de 2015

NHL Playoffs - A corrida para a Stanley Cup

Após 7 meses de intensa disputa, finalmente chegou o grande momento!

O que dizer das disputas, entregas dos jogadores, vontade, contato e estratégia? Simplesmente interessante, atrativo e competitivo, o que hóquei no gelo precisa ter e ser para uma grande final como essa:


A história de como chegaram lá é empolgante, pois foi um ano onde já se pode afirmar que os Playoffs da NHL foram muito disputados, antes mesmo da Stanley Cup!

O Chicago Blackhawks é sempre uma ameaça na NHL. Esse time sempre consegue dar a volta por cima e sabe dominar jogos de Playoff. Terminou em terceiro em sua divisão este ano, um pouco desacreditado, já que nos anos anteriores o desempenho havia sido melhor. Nashville Predators, Saint Louis Blues e Minnesota Wild se classificaram pelo mesmo grupo "Western Central" e esses quatro times formaram dois dos confrontos das Conference Quater-Finals (equivalente às oitavas de finais, de uma maneira geral). Nashville Predators foi um time dominante e intensivo que lhe rendeu a liderança da divisão "Western Central" durante a maior parte da temporada. Mas o time teve uma queda notável e inesperada no final da temporada e terminou em segundo da divisão, o que significava um confronto entre Blackhawks e Predators na primeira fase dos Playoffs. O confronto foi muito disputado e Nashville conseguiu evoluir um pouco nos Playoffs, mas o time dos Blackhwaks tem um excelentíssimo preparo físico, que conseguiu virar jogos perto do final, ou mesmo na prorrogação, o que ocorreu em 3 dos 6 jogos que o Blackhawks precisou para vencer a série melhor de sete. No outro confronto, o líder do grupo (Blues) perdeu para o Wild, sendo a grande "zebra" dos Playoffs deste ano. O time dos Blues foi pouco agressivo, ofensivamente nos primeiros jogos da série, e as duas derrotas por 4 a 1 nos dois últimos jogos decretaram a vitória do Minnestoa Wild e uma aparição desastrosa do time dos Blues. Porém, como se esperava, o Minnesota Wild não foi nem um pouco páreo ao preparo físico, que novamente foi fundamental para a vitória, dos Blackhawks, que precisou de apenas quatro jogos para decretar a "varrida na série" e se classificar para a Conference Final.

O Anaheim Ducks, pelo outro grupo da Conferência Oeste, mostrou, ao longo da temporada regular, absoluto domino sobre todos os times. Winnipeg Jets, Calgary Flames e Vancouver Canucks também foram "zebras" ao se classificarem e eliminarem San Jose Sharks (encerrando a maior sequência de aparições em Playoffs consecutivas, que começou em 2003) e o atual campeão Los Angeles Kings. Os Jets não se mostraram páreos aos Ducks e perderam por 4-0 a série melhor de sete. Os Ducks, aproveitaram-se de seu ótimo e poderoso ataque para vencer a série, onde marcaram 16 gols nesses quatro jogos. Canucks x Flames foi uma série mais equilibrada e os Flames após um grande vacilo dos Canucks no jogo 6, onde chegaram a uma vantagem de 3 a 0 logo no primeiro período, vantagem esta que foi descontada com 4 gols dos Flames no terceiro período, fundamental para a vitória na série. O Calgary Flames ofereceu uma pressão maior aos Ducks. Com isso, os Flames evitaram uma "varrida na série" e conseguiram equilibrar os jogos 3 e 5 para a prorrogação, mas o poderoso ataque dos Ducks conseguiu anotar mais 19 gols nessa série e conseguiu a classificação para a Conference Final. Blackhawks x Ducks foi uma série de "colocar fogo no gelo". Ambos os times mantiveram suas características que os levaram até essa Final de Conferência: os Ducks com seu ataque poderosíssimo e os Blackhawks intensos durante o jogo todo e experiente em jogos de Playoff. O equilíbrio, a disputa e a entrega foi tão grande (notável que nenhum dos dois times havia ganhado dois jogos consecutivos nesta série até o jogo 7), que apenas um jogo 7 poderia definir a série melhor de sete, para dar uma pitada a mais de emoção ao público e vontade aos jogadores. O jogo 7, inevitável, seria decisivo, como sempre. Mas a experiência em Playoff deste time dos Blackhawks (que disputarão a terceira Stanley Cup destas últimas seis temporadas) garantiu-lhes a vantagem psicológica, que foi transformada em vantagem no jogo, já que abriram o placar com pouco mais de dois minutos de jogo e chegaram a abrir 4 a 0 no segundo período. Os Ducks esboçaram uma reação e marcaram dois gols e restavam 8 minutos para o jogo acabar (tempo mais do que suficiente para se marcar dois gols na NHL). Mas uma falta (Hooking de Cam Fowler - Ducks) que resultou em um power-play para os Blackhawks que resultou em um gol de Chicago, resultou na classificação dos Blackhawks para a final. O Anaheim Ducks ainda chegou ao terceiro gol restando 41 segundos para o fim do jogo, mas não foi suficiente.



Pela Eastern Conference o Tamba Bay Lightning começou a série contra o Detroit Red Wings. Esses times se classificaram em 2º e 3º do grupo "Eastern Atlantic". Ambos são mais estratégicos e menos agressivos. A estratégia e a paciência levaram o confronto ao equilíbrio, e o Lightning se prevalecendo no jogo 7 com um gol marcado no início do terceiro período. Pressionado, os Red Wings tiraram o goleiro para jogar em vantagem numérica (tática empty net) faltando em torno de 3 minutos para o final do jogo. Mas a tática não funcionou, o Lightning chegou ao segundo gol, já que os Red Wings jogavam sem goleiro, e se classificaram. Pelo mesmo grupo, Montreal Canadiens e Ottawa Senators (1º e 4º do grupo "Eastern Atlantic") vieram de temporadas contrastantes. Os Canadiens, de uma temporada brilhante e os Seantors de uma campanha inicial desastrosa e uma virada impressionante que lhes rendeu a vaga nos Playoffs. Os Canadiens sofreram grande pressão dos Senators que, apesar de perder os três primeiros jogos, perdeu todos esses por apenas um gol de diferença, sendo os jogos 2 e 3 decididos na prorrogação e reagiu na série com duas vitórias, sendo a segunda dominante (5 a 1). No jogo 6 os Senators pressionaram quase incessantemente os Canadiens com 43 disparos ao gol adversário. Porém, não marcaram. Ao contrário, tomaram um gol no início do jogo. O placar se manteve até os minutos finais, quando os Seantors adotaram a tática do empty net e os Canadiens chegaram ao segundo gol no último segundo do jogo, decretando a vitória na série. Na segunda fase o Lightning começou a série de forma avassaladora contra os Canadiens e venceram os três primeiros jogos de forma intensa. Os Canadiens buscaram a reação e venceram os dois jogos seguintes e a série se mostrava muito equilibrada e sem favoritos. Mas o jogo 6 foi dominado pelo Lightning e venceu por 4 a 1 e avançou para a Conference Final.

Pelo último grupo "Eastrern Metropolitan", o New York Rangers chega a mais um Playoff, sobre alguma pressão, já que perdeu a última Stanley Cup. Essa temporada, a jornada começou sobre pressão, novamente, desta vez do Pittsburgh Penguins. Os jogos foram bem equilibrados com vitórias apertadas do Rangers nos jogos 1 e 3, ambas por 2 a 1 e uma vitória dos Penguins por 4 a 3 no jogo 2. Os jogos 4 e 5 foram ainda mais intensos e equilibrados, onde houveram prorrogações em ambos os jogos, mas os Rangers ganharam ambos por 2 a 1 e venceu uma série não muito equilibrada, com apenas 5 jogos. No outro confronto da série, New York Islanders e Washington Capitals duelaram no que pode ser considerado o melhor confronto da primeira fase. Os Islanders venceram quando foram agressivos e os Capitals contavam com o brilho do artilheiro da temporada: Alexander Ovechkin. Com muito equilíbrio, esta foi mais uma série que foi decidida no sétimo jogo. Neste jogo, os Islanders foram muito ineficazes ofensivamente e dispararam apenas 11 vezes ao gol e Evengy Kuznetsov deificou o placar restando 7 minutos para o final do jogo. Os Capitals, time do artilheiro, enfrentaram o Rangers, time que obteve melhor campanha na Regular Season, na fase seguinte. Mais uma série muito equilibrada onde não se tiveram jogos onde o placar foi de dois ou mais gols de diferença. Os Capitals ofereceram forte pressão ao atual vice-campeão e conseguiram abrir 3-1 na série. Mas os Rangers, experientes em Playoff souberam lidar com essa situação e venceram os três jogos seguintes, sendo dois deles decididos na prorrogação, e avançaram para a Conference Final. Outra série muito equilibrada foi a esta Conference Final, onde O Lightning começou atrás e soube reverter a vantagem dos Rangers. A série seguiu muito disputada entre o jovem time do Tampa Bay Lightning e o experiente time dos Rangers, o que levou mais uma decisão ao sétimo jogo. Ao longo do campeonato, os Rangers contavam com um grande goleiro, Henry Lundqvist, mas não tinham um ataque dominante. E isso lhes custou a eliminação, já que o Lightning abriu o placar no início do terceiro período e não sofreram muita pressão dos Rangers. O Tampa Bay Lightning venceu o jogo e a Eastern Conference e disputará a Stanley Cup contra o Chicago Blackhawks.



A ESPN transmitirá todos os jogos nos dias 3, 6, 8, 10, 13*, 15* e 17* deste mês, sendo os dias marcados com * indicando  que o jogo pode não ser necessário, caso a série seja decidida antes destes jogos. Foi a quarta vez na história que ambas as finais de conferência são decididas em um jogo sete, sendo a última vez que este fato ocorreu na temporada de 2000, o que mostra tamanha competitividade que se tem na NHL nesta temporada. O que esperar? O experiente Blackhawks ou o jovem Lightning? Só pode haver um vencedor!


Guilherme Jamil

Um comentário:

  1. ótimo texto, apesar de que não curto muito a NHL, simplesmente pelo fato de que não consigo ver o puck.

    ResponderExcluir