quarta-feira, 28 de maio de 2014

Indy 500 - A mais famosa última volta de um piloto

Este domingo, foi um dos maiores dias do automobilismo. O dia da Indy 500. Simplesmente a maior corrida do automobilismo mundial, pela sua disputa e intensidade, além da tradição. A Indy 500 começou há muito tempo atrás, em 30 de maio de 1911. O vencedor foi Ray Harround, pilotando seu carro Marmon 32. Ele havia largado da 28ª posição e veio para a vitória. Estima-se que 80 mil telespectadores estavam presentes no dia. No ano seguinte, muitas regras novas foram incorporadas, como o limite de 33 carros e a inclusão de um mecânico a bordo. Neste mesmo ano, montadoras européias também desenvolveram seus próprios carros e incluíram-se na prova. Neste ano, Joe Dawson venceu a corrida, após a quebra da Mercedes de Ralph de Palma quebrou. Em 1920, Gaston Chevrolet venceu a prova com um carro movido a um motor v8 (oito válvulas que fornecem potência), o primeiro motor desse tipo a vencer a corrida. Em 1923, passou a ser facultativo um co-piloto presente dentro do carro. No início da década, Harry Miller havia construído um motor 3.0, inspirado no componente de um Peugeot Grand Prix. Miller, então, passou a construir seu próprio carro. Estes então, movidos a motores 2,0 e 1,5 litros, deram-lhe quatro vitórias, até 1929, e mais sete triunfos até 1938. Antes disso, em 1925, Pete de Paolo foi o primeiro piloto a conseguir uma velocidade média de 100 milhas por hora, (160 km/h). Em 1935, Fred Offenhauser e Leo Goosen (ex-funcionários de Miller) vencem sua primeira corrida, iniciando um recorde de 27 vitórias para o tipo de motor "Offy", sendo 18 consecutivas. Duas décadas depois de se retirarem, os europeus voltaram a competir a prova. A Maserati 8CM de Wilbur Shaw mostrou-se presente em 1939 e em 1940, onde Shaw tornou-se o primeiro a vencer a corrida por dois anos consecutivos. Entre 1950 e 1960, a grande corrida de Indianápolis foi incluía no campeonato de Fórmula 1. Porém, os europeus não participaram em massa da corrida. Após a FIA excluir a "The 500" (outra nomenclatura da corrida), muitos ingleses participaram das edições seguintes, como Colin Chapman trazendo a Lotus para a corrida de 1963, Jim Clak de 1963 até 1965, Graham Hill em 1966, entre muitos outros. Em 1972, 1974 e em 1976, Offenhauser uniu forças com a Mclaren e venceu as três etapas com um chassi desenvolvido pela equipe. A partir da década de 1960, muitos ex-pilotos de Fórmula 1 (inclusive alguns brasileiros) começaram a correr a Indy 500. Alguns pilotos se destacaram como Mario Andretti, (vencendo em 1969), Ed Cheever (vencendo em 1998), Jacques Villeneuve (vencendor da edição de 1995), Juan Pablo Montoya (vencedor em 2001), Emmerson Fittipaldi (que se sagrou bi-campeão da corrida, vencendo em 1989 e 1993), entre muitos outros que também disputaram e se destacaram como Nelson Piquet. Após a vitória de Emmerson Fittipaldi, o Brasil ainda esperaria por mais 8 anos para ter outro vencedor brasileiro. Porém, Hélio Castroneves quebrou esse jejum vencendo em 2001 e em 2002, e para complementar, Gil de Ferran venceu em 2003. Em 2009, Castroneves fazia história, ao se tornar tri-campeão da prova. E em 2013, Tony Kannan também colocara seu nome na história ao vencer a prova. Antes disso, algo inédito aconteceu em 2011. J. R. Hildebrand liderava com uma certa vantagem à Dan Wheldon na última volta, mais do que suficiente para lhe conferir a vitória. Porém, na curva 4 (última) Hildebrand teve que se desviar de um retardatário, mas não desviou do muro. Com o carro "aos trancos e barrancos", cruzou a linha de chegada, mas não à frente de Dan Wheldon:


O que se esperar, então dessa edição? Confira como foi. Na última volta, de novo...
A Indy 500 deste ano contou com os tradicionais 33 pilotos. Muitos, participaram apenas desta etapa, que, pela tradição da prova. Além de 33 pessoas do lado de dentro da pista, mais meio milhão de pessoas estavam nas arquibancadas, mais alguns milhões de telespectadores vendo a corrida através da televisão.
Na pista, a corrida começou de forma eletrizante.


Logo na largada, James Hinchcliffe e Will Power ultrapassaram Ed Carpenter e Hinchcliffe assumiu a ponta. Hélio Castroneves perdeu a quarta posição para Simon Pagenaud e a quinta para Marco Andretti. Na segunda volta, Castroneves recuperou o quarto lugar e Ed Carpenter passou Will Power e retomou o segundo lugar. Tony Kannan foi um dos pilotos que largaram bem e ganhou duas posições. A partir da volta 3, Ed Carpenter partiu para o ataque em cima de Hinchcliffe para retomar a liderança. Ameaçando em todas as voltas, na volta 10 Ed Carpenter conseguiu retomar a liderança, "jogando por dentro". Entretanto, o "top 5" grupo dos cinco primeiros se permaneceu muito conservador, pelo fato dos pilotos economizarem combustível e pneu, e pegar o "vácuo" na falta de atrito do ar entre o carro da frente e o carro do piloto. Com iso, o primeiro não conseguiu se distanciar dos demais, porém também não foi muito ameaçado. Na volta 11, a outra mudança nos 5 primeiros foi a ultrapassagem de Hildebrand em cima de Marco Andretti. Ryan Hunter-Reay seguia fazendo ultrapassagens e continuava chegando cada vez mais perto do "top 5". Na volta 14, Hunter-Reay passou Carlos Muñoz e assumiu o nono lugar. Simon Pagenaud, largou de sexto e chegou a andar em quarto, contudo, vinha perdendo posições e na volta 28 estava na 14ª colocação. Por outro lado, Kannan veio de 16º e, nesta mesma volta, estava em 11º. Na volta 28, Alex Tagliani foi o primeiro a entrar no pi-stop para reabastecimento e troca de pneus. E na volta 29, Ed Carpenter também entrou nos boxes (foi o primeiro do pelotão a parar por ser o que mais gasta combustível por ter andando em primeiro). Na volta seguinte, o então líder, James Hinchcliffe e Marco Andretti também entraram. Na volta 31, Will Power e Castroneves entraram para fazer suas paradas. Kannan, que parou mais tarde, herdou a liderança. Após todos os pilotos pararem, Hinchcliffe trabalhou melhor nos boxes e foi à ponta. Os demais do "top 5" mantiveram suas posições. Kannan também fez bom pit-stop e voltou em nono. Na volta 37, Will Power ultrapassou Carpenter e Hinchcliffe e foi à ponta. Hunter-Reay também perdeu posições nos boxes. Kurt Busch, estreante, vinha fazendo uma corrida discreta e em 40 voltas, havia perdido 8 posições em relação à sua posição de largada. Na volta 41, Kannan perdeu a nona posição para Juan Paqblo Montoya. Na volta 41 Ed Carpenter ultrapassou Hinchcliffe e assumiu a segunda posição. Na volta 42 Graham Rahal ter problemas no macaco hidráulico em seu pit-stop e foi forçado a abandonar a prova. Na volta 43, Hildebrand acelerou e ultrapassou Castroneves e Hinchcliffe, assumindo o 3º posto. Na volta 45 Marco Andretti começou o ataque para cima de Hélio. Porém, na volta 48 Hinchcliffe foi ultrapassado por Castroneves e Andretti, e caiu para sexto. E na volta seguinte, Andretti ganhou a posição de Castroneves e na volta 50, Scott Dixon passou James Hinchcliffe, que também vinha caindo de produção. Na volta 56, Andretti passou Hildebrand e, na volta seguinte, passou ainda Ed Carpenter, alcançando a segunda posição. Na mesma volta, Castroneves passou Hildebrand, que também vinha caindo e Castroneves assumiu aquarta posição. Na volta 58, Marco Andretti ultrapassou Power e foi à frente. Hélio também passou Ed Carpenter e procurou a segunda posição, partindo para o ataque para cima de Will Power. Na volta 62 Andretti, Power e Carpenter fizeram sua segunda parada nos boxes e Castroneves foi à frente. Dixon, nesta volta, ultrapassou Hildebrand. Na volta seguinte, Castroneves e Hinchcliffe pararam também e Dixon foi para a liderança. Dixon, então fez sua parada na volta 65. Na volta 66,  Kannan chegou sem gasolina aos boxes e ficou parado por 18 voltas. Após todas as paradas, Castroneves foi para primeiro, Andretti em segundo, Ed Carpenter em terceiro, Dixon em quarto e Power em quinto. Hunter-Reay já estava em sétimo. Castroneves foi pressionado por Andretti até que Hélio começou a ultrapassar retardatários, o que o "overtaking" o fazia andar mais rápido e economizar combustível. Na volta 72, Hunter-Reay já estava em quarto, pois havia passado Pagenaud, Power e Dixon. Partiu, então, ao ataque para ci a de Ed Carpenter. Pagenaud, que se recuperou com um rápido pit-stop, estava em sétimo, porém quem não fez uma boa parada foi Hildebrand, que caiu para 11º. Na volta 78, Andretti foi ultrapassado por Carpenter e caiu para 3º. O fato de Castroneves ter pegado alguns retardatários pelo caminho, fez com que os demais não se aproximassem para um possível ataque. Somente na volta 88 que Hunter-Reay passou Andretti e foi para o terceiro lugar. Na volta 92, Castroneves entrou nos boxes para a terceira ronda de pit-stops. Na volta seguinte foi a vez de Marco Andretti entrar. Na pista, Hunter-Reay ultrapassou Carpenter, na volta 94, na qual ambos entraram nos boxes. Dixon herdou a liderança até entrar nos boxes na volta seguinte. Após essa terceira ronda, Hunter-Reay ganhou a ponta, por ter trabalhado melhor que Castroneves e Carpenter caiu para a 5ª posição, atrás de Scott Dixon. Montoya parou apenas na volta 99 e voltou em sexto. Na volta 103, os três primeiros (Hunter-Reay, Castroneves e Andretti) abriram uma certa distância em relação aos demais. Na volta 103, Dixon, que havia perdido posições para Carpenter e Montoya, perdeu para Power também e caiu para sétimo. Hunter-Reay liderou até a volta 108 quando foi ultrapassado por Castroneves. Na volta 113, Hildebtand se recuperou e foi para quinto. Montoya caiu de produção e foi para oitavo. Na volta 116, Carpenter foi para os boxes. Na volta 118, Hunter-Reay retomou a ponta ao passar por Castroneves.  E as estratégias começaram a mudar a partir desse ponto. Na volta 122, Castroneves entrou nos pits. Uma volta seguinte foi a vez de Andretti. E uma volta depois Hunter-Reay parou. Na 126, foi a vez de Dixon. E na volta 128 foi Power quem parou. Mas três voltas depois ele pagou punição por excesso de velocidade na área do pits. Castroneves começou a aproximar-se de Hunter-Reay. Apenas na volta 132, Montoya fez sua quarta parada nos boxes. Após a quarta parada o "top 5" ficou assim:  Hunter-Reay, Castroneves, Andretti, Carpenter e Dixon. Montoya teve que pagar punição também, mas por excesso de mecânicos em seu pit-stop. Na volta 137, Castroneves perdeu a segunda posição para Andretti, que duas voltas depois assumiu a liderança após passar Hunter-Reay. Na volta 150, Charlie Kimball rodou e quase bateu forte, mas foi o suficiente para provocar a primeira bandeira amarela da prova. O que quebrou um recorde positivo. 150 sem bandeira amarela, sem acidentes. O "Safety Car" entrou e ficou por 7 voltas. Enquanto isso, muitos pilotos aproveitaram para fazer a parada nos boxes. Na relargada, a ordem era: Carpenter, Hunter-Reay, Andretti, Dixon e Castroneves. Logo na primeira curva Hunter-Reay foi à frente. E a classificação ficou assim:


A 42 voltas do final, Carpenter recuperou a ponta. Nessa altura, os pilotos já começavam a ficar um pouco mais agressivos. E a troca de liderança continuou e Hunter-Reay retomou a ponta. A 38 voltas do fim, Carpenter retomou a liderança. E na volta seguinte, Hunter-Reay recuperou o primeiro lugar. E a 32 voltas para o final, Dixon perdeu o controle e bateu, causando a segunda bandeira amarela. Mais uma vez, muitos pilotos entraram nos boxes. Na saída a ordem foi: Hunter-Reay, Ed Carpenter, Townsend Bell, James Hinchcliffe e Hélio Castroneves. Após sete voltas com o "Safety Car", a corrida recomeçou. Logo na primeira curva após a relargada, Hinchcliffe foi por dentro e Bell por fora de Carpenter. No meio da curva Hinchcliffe bateu em Carpenter, e Bell escapou, mas ocorreu a terceira bandeira amarela. O "Safety Car" ficou por três voltas e a corrida recomeçou na volta 179. Hunter-Reay largou bem, de novo, e Castroneves perdeu a 2ª posição para Andretti. Três voltas depois, Andretti foi a liderança, mas Hunter-Reay a recuperou na volta seguinte. Até que Castroneves recuperou a segunda posição. Mas na volta 191, Townsend Bell, que vinha perdendo posições, rodou e bateu muro. A batida interrompeu a corrida, pois caso ocorresse apenas bandeira amerela, a corrida recomeçaria na ultima volta, ou até mesmo acabaria. Após o reinício, faltando seis voltas para o final, Andretti foi para cima de Castroneves, que se defendeu e partiu para o ataque para Hunter-Reay. Na volta 196, Castroneves assumiu a ponta até a volta 197. Nesta volta, Hunter-Reay retomou a liderança, mas perdeu-a na volta seguinte para o brasileiro Hélio Castroneves. Porém, na última volta...



Hunter-Reay jogou por dentro, suportou a pressão de Castroneves e venceu. 
Após observar as fotos abaixo, não preciso nem explicar o porquê da fama da Indy 500. Obrigado aos pilotos pelo espetáculo. Que venham mais dessas por aí.



Guilherme Jamil

Um comentário:

  1. Fantásticas essas últimas voltas. foi por pouco que nosso Helinho não levou mais uma.

    ResponderExcluir