sábado, 24 de maio de 2014

Champions League - Mais um capítulo

E que capítulo teremos hoje. A UEFA Champions League encerra hoje seu 59º capítulo. E o final promete ser emocionante. Pela primeira vez na história dos campeonatos europeus dois times da mesma cidade disputam o título: Real Madrid e Atlético de Madrid. É aquele jogo do tipo em que não há favoritos.
O Real Madrid quer "lá decima" e o Atlético de Madrid quer fazer história e alcançar um feito inédito em sua história.
O capítulo deste ano foi e espero que seja emocionante.
Logo na primeira fase a competição contou com times conhecidos, como Arsenal, Schalke 04 e Milan. Estes, não decepcionaram e se classificaram para a fase de grupos.
Na fase seguinte, algumas zebras aconteceram. Napoli, Porto, Benfica, Juventus e Shakhtar Donetsk foram eliminados. Nesta fase, este capítulo (edição) da UEFA Champions League conheceu os dois finalistas madrilenos.
Após a fase de grupos começou a derradeira fase de "mata-mata", iniciando-se com as oitavas de final. Na primeira etapa da fase final, alguns "gigantes" começaram a se despedir da competição. Foi o caso do Arsenal, Manchester City e Milan, que foram derrotados pelo Bayern de Munique, Barcelona e Atlético de Madrid, respectivamente. Nesta etapa, alguns times ainda aplicaram goleadas, como no caso do Real Madrid ganhando de 6 a 1 do Schalke 04 e o Paris Saint-Germain bateu o Bayer Leverkusen por 4 a 0; com ambos garantindo sua classificação. Além destes cinco, Manchester United, Borussia Dortmund e Chelsea classificaram após baterem o Olympiakos, Zenit e Galatasaray, respectivamente.
Na etapa seguinte, começaram-se os confrontos em que não há favoritos. O poderoso Bayern de Munique passou aperto para vencer o Manchester United. O Chelsea teve que correr atrás do prejuízo, após perder o primeiro jogo e venceu diante de sua torcida o Paris Saint-Germain por 2 a 0. O Borussia Dortmund vacilou em alguns momentos contra o Real Madrid no segundo jogo, onde poderia ter revertido o 3 a 0 do primeiro jogo, porém, ficou a apenas um gol dos pênaltis, resultando na classficação do Real Madrid. E, para complementar, a nova era do Atlético de Madrid venceu a antiga era do Barcelona. No primeiro jogo, em Barcelona, empate por 1 a 1. Com esse resultado, um empate sem gols no jogo seguinte, em Madrid, classificaria o Atlético, que venceu o clássico por 1 a 0.
Vieram, então, as semi-finais. Surpreende pode ter sido que o Real Madrid acabou com o império do Bayern de Munique. Porém, surpreendente foi a forma como isso aconteceu. Após vencer o primeiro jogo por um placar "magro" 1 a 0, o Real Madrid chegou ao segundo jogo predestinado. Simplesmente venceu o Bayern por 4 a 0, na Alemanha. Na outra chave o Atlético de Madrid provou por que tinha que ir à final. Empatou sem gols na Espanha e foi buscar o resultado na Inglaterra e bateu o Chelsea por 3 a 1 de virada e passou para a final.
É essa emoção que espero na final. Que seja repleto delas. Um campeonato extremamente espetacular, disputado e cobiçado por todos promete ser daqueles mais eletrizantes.

Guilherme Jamil

Um comentário: