terça-feira, 9 de setembro de 2014

Automobilismo Mundial - Não pise no freio!

Sou um grande fã do esporte americano, inclusive do automobilismo. Porém, tenho um motivo. Muito azar, o campeonato ser decidido a 30 voltas do fim. Era esperado que fosse decidido nas últimas curvas, porém, Hélio Castroneves errou ao entrar no pit-lane, e foi punido: Will Power campeão. A "Fórmula 1 americana" - Fórmula Indy - tem uma maravilhosa característica de deixar o campeonato em aberto, até as últimas curvas.

A Fórmula 1, não tem mais isso. Hoje em dia, o dinheiro está tomando um espaço que vai muito além dos limites na categoria, o que está dificultando a participação de jovens pilotos. Com isso, o fã perde interesse. E é isso! A Fórmula 1 está ficando desinteressante, se comparada a época de Alain Prost e Ayrton Senna, que ainda duelavam com Nigel Mansell, Nelson Piquet, Gerhard Berger, e muitos outros. Naquela época, via-se o dinheiro na Williams, McLaren e Ferrari. Porém, as três equipes duelaram entre si.

Nesses últimos anos, vimos Vettel ganhar o título na última corrida, em 2010, vimos Hamilton ser campeão na última volta em 2008 e Räikkönen buscar um título que, na última etapa, era muito improvável, pois dependia de vencer e torcer por maus resultados de Fernando Alonso e Lewis Hamilton. Porém, o fator predominante foi o domínio de uma só equipe por ano em 2009 (com a Brawn GP), em 2011, 2012 e 2013 (com a Red-Bull e Sebastian Vettel), e em 2014 com a Mercedes. Nesse ano, ainda tenho a impressão, que Nico Rosberg só está na ponta da tabela devido aos inúmeros erros de Hamilton, apesar de que, na última corrida (Itália - Monza), quem errou foi Rosberg, ao errar, por duas vezes, a primeira curva. Porém, Rosberg abandonou na Inglaterra, quando liderava, e chegou e quarto na Hungria, enquanto Hamilton já abandonou por três vezes. Rosberg chegou as outras corridas em 2º, sempre atrás de Hamilton ou Daniel Ricciardo, e venceu por 4 vezes nessa temporada, contra 6 do inglês, Hamilton.

De volta aos Estados Unidos, após abrir 27 pontos na corrida 1 de Toronto, Castroneves enfrentou diversos problemas, como acidentes em Toronto (2ª corrida) e em Sonoma, problemas mecânicos, como em Mid-Ohio, teve um carro bem abaixo do esperado em Milwaukee, e, quando estava em uma boa posição, foi punido na corrida final, em Fontana. Com esses erros, o brasileiro deixou escapar, mais uma vez, o título, que sobrou para Will Power. Power aproveitou os erros do companheiro de equipe, vencendo em Milwaukee, chegando em 3º em Toronto (2ª corrida), chegando em 6º em Mid-Ohio, e fez duas boas provas de recuperação em Sonoma e em Fontana, chegando em 10º e em 9º, respectivamente, descontando a diferença de pontos para Castroneves e vencendo o título com 80 pontos de diferença.

A corrida de Fontana era uma corrida de 500 milhas, portanto, tinha sua pontuação dobrada. Com isso, Power, Castroneves e Simon Pagenaud (este último com chances mínimas), ainda disputavam o título. Castroneves largou na ponta e Power em penúltimo. Pagenaud teve problemas logo no início e não teve chances. Power chegou a liderar, porém perdeu muito rendimento e chegou em 9º. Castroneves precisava vencer e torcer para Power chegar, no máximo, em 7º, dependendo dos pontos extras (na Fórmula Indy, o piloto que lidera pelo menos uma volta recebe um ponto extra, o piloto que mais lidera voltas na corrida inteira recebe dois pontos extras e o piloto que faz a pole-position, recebe um ponto extra) que ambos ganhassem, e vencer a corrida. Porém, com a punição de Castroneves no final da prova, suas chances acabaram, outro brasileiro, Tony Kannan, venceu e Scott Dixon foi o segundo, e Will Power foi campeão, mesmo sem chegar na posição mínima necessária. As últimas etapas mostraram uma evolução da Ganassi (equipe de Dixon e Kannan) e a Penske (equipe de Power e Castroneves) fez boas atuações, aproveitando a vantagem conquistada na primeira metade do campeonato. Méritos para Will Power, que fez um excelente campeonato, vencendo 3 das 18 corridas, e fazendo boas corridas em circuitos ovais, onde costumava errar e neles perder os 3 títulos que já teve chances reais de conquistar. Quanto ao Hélio Castroneves, fez uma temporada com excelentes corridas em ovais: Indianápolis e Pocono, onde chegou em 2º em ambas as corridas (que tinham pontuação dobrada, além de Fontana) e venceu em Detroit, onde se aproximou de Will Power e disputou o título com ele até o final. E essa disputa até o final é o que faz da Fórmula Indy uma categoria excitante e interessante.

                                                                   Guilherme Jamil

Um comentário:

  1. Foi realmente uma pena para o Helinho. Mas não podemos tirar os méritos de Will Power. merecido.
    Quanto à F1, vamos torcer para mais equilíbrio no próximo ano.

    ResponderExcluir