Final de temporada regular. Vamos agora para o "mata-mata" da NASCAR. A fase final. THE CHASE!
O Chase da NASCAR é a fase final, como tem na maioria dos campeonatos. Por exemplo, a Copa do Mundo da FIFA. Depois da fase de grupos (fase de pontos corridos), vêm os "playoffs", a fase final.
O Chase da NASCAR consiste em 10 corridas. 16 pilotos se classificam e disputam o título. Classificaram-se para o Chase todos os pilotos que venceram pelo menos uma corrida (13, nesta temporada) e, no caso, os três pilotos melhores colocados na tabela de pontuação que não venceram nenhuma prova. Os outros pilotos continuarão participando do campeonato, porém, sem chance qualquer de título. Os 16 pilotos começam o Chase com 2000 pontos. Os pilotos que venceram alguma corrida, além dos 2000 pontos, recebem 3 pontos extras para cada vitória que tiveram na temporada. As 10 corridas do Chase são divididas em 4 etapas: Challenger Round, Contender Round, Eliminator Round e Championship Round.
O Challenger Round possui três corridas: Chicagoland, New Hampshire e Dover. Ao final dessas três provas, 12 pilotos se classificarão para a próxima fase. Os pilotos do Chase que vencerem uma prova, se classificam para o Contender Round. As vagas restantes serão preenchidas pelos pilotos de melhores posições na tabela de pontuação.
Com apenas 12 pilotos disputando o título, o Contender Round será disputado em Kansas, Charlotte e Talladega. A pontuação dos pilotos que constituem o Chase nesta fase, terão sua pontuação elevada a 3000 pontos. Os pilotos do "The Chase Grid" que vencerem uma prova se classificam para o Eliminator Round. O restante das 8 vagas serão preenchidas pelos melhores colocados, que não venceram, na tabela de pontuação.
No Eliminator Round, os 8 pilotos restantes iniciarão esta etapa com 4000 pontos. Eles disputarão as corridas de Martinsville, Texas (Forth Worth) e Phoenix. Nesta fase, os pilotos que ainda constituem o "The Chase Grid" que vencerem uma dessas provas, se classificam para a próxima etapa. O restante das 4 vagas será(ão) preenchida(s) pelo(s) melhor(es) piloto(s) na tabela de pontuação que não venceu(venceram) nenhuma dessas três provas.
Os 4 pilotos restantes disputarão o título em Homestead-Miami. Todos eles terão 5000 pontos no início da corrida. Esta última corrida não terá a presença de pontos extras (pontos distribuídos para os pilotos que lideram pelo menos uma volta e para o piloto que mais lidera voltas durante a corrida). Em outras palavras, quem chegar na frente é o campeão.
Com esse novo formato do Chase, a NASCAR busca premiar as atuações constantes de um piloto, e, ao mesmo tempo, acrescentar uma fase final ao campeonato.
Nesse ano, Brad Keselowski sai na frente. Keselowski venceu 4 corridas (Las Vegas, Kentucky, New Hampshire e Richmond), o que mais venceu corridas nesta primeira fase. Portanto, é o líder do campeonato, com 2012 pontos. Jeff Gordon, Dale Earnhardt Jr., Jimmie Johnson e Joey Logano têm 3 vitórias cada um, portanto, 2009 pontos. Kevin Harvick e Carl Edwards possuem dois triunfos, e, então, 2006 pontos. Kurt Busch, Kyle Busch, Denny Hamlin, Aric Almirola, Kasey Khane e A.J. Allmendinger, têm uma vitória e 2003 pontos. Matt Kenseth, Ryan Newman e Greg Biffle não possuem vitórias. Mas, como apenas 13 pilotos diferentes venceram alguma corrida no ano, esses três pilotos ocuparam as vagas restantes do "The Chase Grid". Clint Bowyer ficou apenas 7 pontos de atrás de Greg Biffle, e disse adeus à disputa do título desse ano.
Mais 10 corridas de tirar o fôlego. A cada final de semana, um novo capítulo. Resta esperar torcer e acompanhar. Com esse novo formato do Chase, 16 de novembro será eletrizante!
Boa corrida e "Drivers, start your engines!".
Guilherme Jamil
Muito bom!
ResponderExcluirÉ a primeira vez que acompanho um campeonato de Nascar e não sabia dessas regras. parece interessante. o problema é que, se um piloto bater um uma das corridas e abandonar ou ficar próximo dos últimos, só terá 2 corridas para se recuperar, ou seja, muito difícil. que vença o melhor, ou seja, o mais rápido (ou quem sabe o mais regular).
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