Brad Keselowski, Kevin Harvick, Kasey Kahne, Denny Hamlin, Greg Biffle, Kyle Busch, Matt Kenseth, Joey Logano, Jeff Gordon, Ryan Newman, Kurt Busch, Aric Almirola, A.J. Allmendinger, Jimmie Johnson, Dale Earnhardt Jr. e Carl Edwards começaram o Chase como uma briga de foices.
Vale tudo para o campeonato.
Porém, quebras de motor e acidentes podem acabar com o campeonato todo em apenas uma corrida. Nisso, Aric Almirola e Kurt Busch complicaram suas situações em Chicagoland e New Hampshire, respectivamente, deixando ambos necessitando de um bom resultado em Dover. Almirola ficou muitos pontos atrás, mas Kurt Busch teve mais uma chance na corrida de Dover e deixou escapar. Greg Biffle e A.J. Allmendinger não desempenharam o papel que o novo Chase exige: resultados bons e constantes. Portanto, esses 4 pilotos foram os 4 primeiros dos 16 classificados a darem adeus ao título deste ano.
Se um acidente ou erro de estratégia podem acabar com o campeonato de um piloto, o que dizer de três erros seguidos? Adeus também! Jimmie Johnson e Dale Earnhardt Jr. não conseguiram se recuperar dos dois primeiros erros e a corrida de Talladega foi desastrosa para ambos. Mas não apenas para os dois. Kyle Busch chegou à corrida de Talladega com 26 pontos de vantagem sobre o 9º colocado (Matt Kenseth, na ocasião) e a 9 pontos do 8º colocado e da classificação. Ao final da corrida, de acordo com os resultados, Kyle Busch precisava apenas de um 35º lugar. Não conseguiu! Após um acidente, perdeu várias voltas e chegou em 40º. Além destes, Brad Keselowski estava matematicamente eliminado por pontos, mesmo vencendo. Porém, a vitória garante o piloto no próximo round, e Kasey Kahne pagou pela vitória de Keselowski. Khane foi eliminado com um total de 90 pontos nas três corridas.
Keselowski se colocou em sitação de risco pela segunda vez no Chase. Bateu em Kansas e se recuperou vencendo em Talladega. Mas após o acidente de Martinsville a recuperação ficou difícil novamente e desta não conseguiu milagres mesmo com um terceiro e um quarto lugar nas corridas seguintes. Outro piloto que foi considerado eliminado por muitos foi Kevin Harvick após seu acidente, também em Martinsville. Mas um segundo lugar no Texas o recolocou na briga. Em Martinsville e no Texas, pilotos que não estavam mais no Chase venceram as corridas (Dale Earnhardt Jr. e Jimmie Johnson, respectivamente), portanto nenhum piloto estava classificado para a corrida final por vitórias. Jeff Gordon estava 28 pontos na frente do 5º colocado no final da prova do Texas. Mas um acidente o fez perder toda a vantagem. Para a corrida de Phoenix, se o piloto vencedor estivesse no Chase, a vitória o garantiria na prova final em Miami. E Kevin Harvick aproveitou-se muito bem dessa regra. Dominou a corrida e está na corrida final em Miami. Denny Hamlin e Joey Logano chegaram com uma boa vantagem para a corrida. Com problemas, chegaram a perder uma volta dos líderes, mas se recuperaram, chegaram, ambos, no grupo dos dez primeiros (top 10) e se classificaram também. Carl Edwards havia perdido muitos pontos em relação aos demais e não se recuperou. Matt Kenseth fez uma ótima corrida, mas nem um 3º lugar foi o suficiente. Com Jeff Gordon em segundo, Ryan Newman precisava de um 11º lugar. A dez voltas do fim Gordon era o 2º e Newman, o 10º. Newman logo perdeu posições para Marcos Ambrose (nº 9) e Kyle Larson (nº 42) e ficou em 12º até a última curva quando...
... isso mesmo! Kyle Larson bate e Ryan Newman ganha a posição necessária na última curva e vai disputar o título em Homestead!
O que esperar da corrida final?
Kevin Harvick?
Denny Hamlin?
Joey Logano?
Ryan Newman?
Sem pontos extras por voltas lideradas, vale quem chegar na frente!
Não sei se o novo formato do Chase é justo. Mas que é muito mais emocionante, não há como negar!
Portanto, "Pilotos, liguem seus motores!".
Guilherme Jamil
Surpreendente esse final de campeonato. vários favoritos ficaram pelo caminho. Não posso dizer que gosto muito da nascar, mas me acostumei a acompanhar. que venha 2015.
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