sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Hóquei no Gelo - Introdução

O hóquei dificilmente será um esporte muito praticado no Brasil. Países que têm cobertura natural de gelo têm maior vantagem no esporte.
O hóquei é o esporte oficial do Canadá, junto com o Baseball o esporte demonstração das olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 e o hóquei é também um esporte das olimpíadas de inverno.
O hóquei também é um esporte praticado em campo de grama (que é um esporte olímpico), além de ser praticado no gelo.
O hóquei no gelo (assim como em qualquer outro tipo de solo) é similar ao futebol. O objetivo do jogo é marcar mais gols disparando o disco na baliza (gol). O jogo tem duração de 1 hora, dividos em 3 tempos de 20 minutos cada um. Cada equipe tem o direito de mais 30 segundos adicionais, caso esteja em desvantagem no placar. Ao final desse tempo quem tiver feito mais gols vence. Se terminar empatado haverá prorrogação de 5 minutos. Se o empate persistir haverá disputa de pênaltis. O "pênalti" no hóquei é diferente. Um jogador ofensivo terá a posse da bola no meio de campo. Ele a conduzirá até perto do goleiro e vai disparar para o gol. Quem tiver o melhor resultado em três cobranças ganha. Se o empate persistir novamente, as cobranças seguirão alternadamente até que um acerte e o outro erre uma cobrança.
O ring do hóquei é um "retângulo" com as pontas curvas, possuindo 61 metros de comprimento e 30,5 metros de largura (27 metros na NHL). Possui de oito a dez camadas de gelo. Existe uma linha vermelha que divide o campo em duas metades, sendo que cada time tenha sua metade defensiva e sua metade ofensiva. À 8,5 metros da linha vermelha, há uma linha azul, de cada lado, que (apenas as linhas azuis) dividem, então, o ring em três: zona ofensiva (zona onde se localiza a baliza do adversário), zona neutra (zona entre as duas linhas azuis) e a zona defensiva (zona onde se localiza a baliza do seu time). Outras duas linhas vermelhas, red line, (uma de cada extremo do ring) estão localizadas a vinte metros da linha azul mais próxima. No centro destas linhas se encontra a baliza (goal cage) que possui 1,2 metro de altura e 1,8 metro de comprimento. À frente do goal cage há uma aréa (goal crease) que possui diâmetro de 1,8 metro de diâmetro. Apenas nesta área o goleiro pode agarrar a bola com a mão e os outros jogadores não podem entrar nela, a menos que sejam empurrados pelo adversário. O ring possui 9 pontos de face-off. Dois vermelhos em cada zona defensiva dos dois times, quatro vermelhos em cada extremidade da zona neutra e um azul no meio do campo. O ring de hóquei também possui um banco de reservas.
As substituições são ilimitadas e não prescisam ser avisadas ao juiz. Os jogadores que estão jogando não serão substituidos pelos jogadores  penalizados.
O ataque faz vários rushs (tentativa de gols) durante o jogo. Uma boa estratégia para evitar faltas de cruzar as duas linhas é jogar com um jogador na zona neutra, dois jogadores na zona de defesa e dois na zona de ataque. Se o disco não entra, os jogadores que dispararam à baliza, tentam recuperar a posse do disco (forechecking). Os jogadores posicionados no ataque não podem receber um passe de um jogador que esteja em qualquer outra zona, é necessário que o passador entre na zona de ataque para efetuar o passe. O passe de duas linhas é uma falta leve: offside pass (passe impedido). Um jogador que está com a bola não pode dar um passe no qual o disco cruzará duas linhas para chegar ao companheiro, como passar da zona de defesa para um jogador além da linha central. O icing também é similar ao impedimento. Quando um jogador dispara à baliza de trás da linha do meio do campo e erra, e cometido um icing, exceto se o time que disparou estiver desfalcado (power-play do adversário) e é penalizado comum face-off. O face-off é quando o juiz repõe o disco em jogo. Ele jogará o disco em um dos nove pontos de face-off do ring, o mais próximo de onde o disco saiu de jogo. Assim que a bola entra em jogo, os jogadores (um de cada time) que estão frente a frente disputam a posse do disco. O power-play é quando o adversário está em desvantagem numérica após um dos adversários ter recebido uma penalização por faltas. Geralmente no power-play o técnico coloca em jogo os seus melhores atacantes para aproveitar a vantagem numérica que têm. O power-play acaba quando o time que está em vantagem faz um gol ou quando o tempo estipulado da falta acaba.
Faltas:
   - Faltas primárias: são como iniciar uma briga e uso inadequado do taco (toco ou cross-checking). Penalização de 5 minutos. Se a punição for por brigar, o jogador pode ser substituído, mas o jogador terá de cumprir 10 minutos de suspensão.
   - Faltas Secundárias: são as faltas normais de jogo como charging (ir na direção de um jogador antes de marcá-lo), clipping (jogar-se abaixo dos joelhos do adversários), acotovelamento, joelhada ou agarras (ao tentar dar uma tormbada normal com o quadril ou com os ombros, o jogador defensivo acaba atingindo o jogador ofensivo com o cotovelo, joelhos ou com braços ou mãos), cera (não manter o disco em jogo), high-sticking (atingir o adversário acima dos ombros), enganchar (embaraçar o adversário com o bastão), oscilar (balançar o bastão na direção do adversário), espetar (atingir o adversário com a lâmina do bastão) e tripping (prender as pernas do adversário). São penalizados por dois minutos os infratores e oferecem um power-play ao adversário.
   - Faltas de partida: são quando um jogador tenta machucar ou machuca o adversário. Esta punição é de expulsão e dependendo da falta o jogador é substituido 5 ou 10 minutos após a expulsão.
   - Faltas antidesportivas: é o tipo de faltas em que um jogador se envolve em brigas e tem um mau comportamento em jogo. A falta pode ser 10 minutos de suspensão ou, em caso de brigas, expulsão do jogador. O jogador expulso pode ser substituído.
   - Shootout: é quando um jogador que estava na ofensiva sofre a falta (foi empurrado quando iria disparar ou seu disparo foi defendido por um jogador (que não era o goleiro) dentro da goal crease). Ele, então, cobra uma falta, ele e o goleiro apenas. Semelhante ao pênalti no futebol.

Espero que tenham gostado do esporte. Acompanhem as olimpíadas de inverno e a NHL que é transmitida pela ESPN. Curtam o esporte!

Guilherme Jamil

2 comentários:

  1. Estou começando a entender esse jogo. não sabia que tinha tantas regras assim. valeu pela explicação. um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Não é um jogo tão fácil de entender como parece. Ficou bem claro. Agora é ficar atento para poder acompanhar o puck. ;)

    ResponderExcluir