domingo, 29 de março de 2015

Fórmula 1 - "Sobre o giro dos motores"

A largada para a temporada de 2015 foi esperada com um pouco de medo, desconfiança...

Acidentes como o de Fernando Alonso na pré-temporada e o de Jules Bianchi ano passado, além do domínio da Red Bull até 2013 e da Mercedes em seguida tornaram a Fórmula 1 menos popular e emocionante. Aquela Fórmula 1 dos anos 80 e 90 não existe mais. Hoje os carros, os pilotos, estrategistas, tecnologias, segurança, tudo mudou.

Enfim, a temporada de 2015 começou com um susto na pré-temporada que tirou Alonso da primeira etapa do campeonato. Valtteri Bottas sentiu dores nas costas e também não correu na Austrália. A Manor teve problemas com o desenvolvimento do carro e seus dois carros não ficaram prontos para essa mesma etapa. Problemas eletrônicos com Daniil Kvyat fez com que não largasse também. Esses 5 carros fora da primeira corrida junto com o dinheiro envolvido que fez com que a Mercedes dominasse a corrida da Austrália e que a Fórmula 1 conte com apenas 10 equipes hoje em dia formam as baixas do início da temporada. Os pontos positivos foram a evolução da Ferrari e um ótimo desempenho de estreantes, já que Felipe Nasr conseguiu um incrível quinto lugar na Austrália e os novatos da Toro-Rosso ficaram em sétimo e em oitavo na Malásia.

O GP da Austrália contou com apenas 15 carros na largada. Logo na largada Hamilton e Rosberg se distanciaram dos demais e fizeram uma corrida à parte, sempre com Hamilton à frente. Massa fez uma boa largada, ganhou a posição de Ricciardo e Vettel e foi para terceiro. Felipe Nasr também largou bem e logo foi para sétimo. Kimi Räikkönen vinha fazendo uma boa corrida até fazer o pit-stop. No pit-stop o pneu traseiro esquerdo não foi colocado corretamente e se desprendeu do carro forçando o abandono de Räikkönen. Massa, Ricciardo e Vettel duelavam pela terceira posição. Desse grupo, Massa foi o primeiro a fazer o pit-stop. Ricciardo entrou em seguida. Quando voltaram, enfrentaram tráfego e perderam tempo. Com isso, Vettel que fez o pit-stop algumas voltas depois, aproveitou-se do tempo que Massa e Ricciardo perderam com o tráfego e ganhou a terceira posição. Felipe Nasr fez uma corrida constante e, na pista, aproximou-se de Ricciardo e o ultrapassou com uma cetra facilidade, conquistando assim, a quinta colocação, enquanto Massa seguiu na quarta posição. Max Verstappen teve problemas mecânicos no carro e abandonou. Hülkenberg, Ericsson e Sainz duelaram pela sétima posição durante boa parte da corrida e terminaram nessa ordem. Sérgio Pérez e Jenson Button fizeram uma corrida desastrosa e terminaram bem atrás de Sainz e terminaram em 10º e 11º, respectivamente. Em geral, foi uma corrida bem monótona, sem muitas ultrapassagens. Hamilton venceu com muita tranquilidade com Rosberg em segundo e Vettel em terceiro.

Na Malásia, o domínio da Mercedes foi ameaçado durante todo o final de semana. Vettel largou em segundo e por lá se manteve após a largada, atrás de Hamilton e à frente de Rosberg. Logo na quinta volta, Marcus Ericsson errou na primeira curva e atolou na brita, trazendo o safety car logo no início da corrida. Com isso, as diferentes estratégias ficaram evidentes. Vettel não foi para o pit-stop, ao contrário de Hamilton e Rosberg. Vettel logo abriu 10 segundos de diferença após a relargada, ja´que Hamilton teve dificuldades de ultrapassar os outros quatro carros que também não foram para os boxes. Vettel foi para os boxes apenas na volta 18. Com isso, Hamilton abriu em torno de 15 segundos de Vettel, cuja diferença foi descontada na pista por Vettel e, perto da 30ª volta, quando Vettel ultrapassava Hamilton, este último foi para os boxes e retornou com os pneus médios, que o proporcionaria descontar a vantagem de Vettel. Na volta 38, Vettel fez sua segunda troca de pneus e, com os pneus duros, voltou 12 segundos atrás de Hamilton. Então, Hamilton vendo que Vettel não trocaria mais os pneus, entrou nos boxes na volta seguinte e errou em sua estratégia, já que deveria por os pneus médios para ultrapassar Vettel na pista, e retornou com os pneus duros. Isso foi o suficiente para garantir a vitória de Vettel que terminou 8 segundos a frente de Hamilton e 12 segundos a frente de Rosberg. Räikkönen furou um pneu logo no início, mas se recuperou e terminou em quarto. Bottas superou Massa na penúltima volta e foi o quinto. Max Verstappen, Carlos Sainz Jr., Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo fecharam o grupo dos 10 primeiros. Após 8 anos um piloto alemão volta a vencer com um carro da Ferrari. A vitória de Vettel trouxe a lembrança de Schumacher no alto do pódio comemorando cada dia mais uma vitória.

Após duas corridas o campeonato parece um pouco mais disputado que no ano passado, mas a disputa pela liderança é apenas entre Hamilton, Vettel e Rosberg. Com a evolução da Ferrari, a Mercedes tem agora um concorrente mais ao seu nível que no ano passado. Mas o alto custo de manter um carro na categoria e de seu desenvolvimento faz com que a Fórmula 1 fique limitada a poucas disputas. Ainda falta mais competitividade.

Guilherme Jamil

Um comentário:

  1. Isso sem falar no desastre da McLaren nesse início de campeonato, disputando as últimas posições com a nanica Manor. Resta torcer pela evolução da Willians e da Red Bull, mantendo a boa fase da Ferrari, para dar uma pressãozinha na Mercedes e evitar que ela dispare, tornando o campeonato.sem graça.

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