sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Fórmula 1 - Introdução



Todos sabem como funciona a Fórmula 1. Colocam alguns carros para correr e sempre o melhor vence. Não é bem assim! Isso é da parte básica.
Um piloto hoje precisa ajustar o carro em muito tempo; viajar o mundo inteiro; ser muito inteligente para poder fazer uma boa estratégia a cada corrida e aguentar correr de macacão, luvas, capacete, pescoçeira e sapatilha durante 1 hora e meia (aproximadamente) na maioria dos anos (no GP do Bahrain) fazendo 40 graus celsius.
Atualmente temos 22 carros correndo (22 pilotos) e 11 equipes (2 pilotos para cada equipe obrigatoriamente). São eles:
No.                  Piloto – Equipe
1                                           Sebastian Vettel – Red Bull
2                                           Daniel Ricciardo – Red Bull
3                                           Lewis Hamilton – Mercedes
4                                           Nico Rosberg – Mercedes
5                                           Fernando Alonso – Ferrari
6                                           Kimi Räikkönen – Ferrari
7                                           Romain Grosjean – Lotus
8                                           Pastor Maldonado – Lotus
9                                           Jenson Button – McLaren
10                                       Kevin Magnussen – McLaren
11                                       Nico Hülkenberg – Force Índia
12                                       Sergio Pérez – Force Índia
14                                       Adrian Sutil – Sauber
15                                       Esteban Gutiérrez – Sauber
16                                       Jean-Éric Vergne – Toro Rosso
17                                       Daniil Kvyat – Toro Rosso
18                                       Felipe Massa – Williams
19                                       Valteri Bottas – Williams
20                                       Jules Bianchi – Marussia
21                                       Max Chilton – Marussia
22                                       Kamui Kobayashi – Caterham
23                                       Marcus Ericsson – Caterham
A temporada de 2014 contará com 19 Grandes Prêmios (GPs):
1: Austrália – Melbourne/Albert Park
2: Malásia – Kuala Lumpur/Sepang
3: Bahrain – Sakhir/Bahrain International Circuit
4: China – Xangai/Shangai
5: Espanha – Barcelona/Circuit de Catalunya
6: Mônaco – Monte Carlo/Mônaco
7: Canadá – Montreal/Gilles Villeneuve
8: Áustria – Spielberg/Red Bull Ring
9: Inglaterra – Silverstone/Silverstone
10: Alemanha – Hockenheim/Hockenheimring
11: Hungria – Budapeste/Hungaroring
12: Bélgica – Spa/Spa – Francorchamps
13: Itália – Monza/Autodromo Nazionale Monza
14: Singapura – Cingapura/Marina Bay
15: Japão – Suzuka/Suzuka Circuit
16: Rússia – Sochi/Circuito de Sochi
17: Estados Unidos – Austin/Circuit of the Americas
18: Brasil – São Paulo/Autódromo José Carlos Pace (Interlagos)
19: Emirados Árabes Unidos – Abu Dhabi/Yas Marina

Cada GP contará com o cronograma estipulado pela FIA: (horário local)
2 Sessões de treinos livres na sexta-feira (quinta-feira em Mônaco) (uma na manhã e outra à tarde) de 1:30 min de duração cada;
1 Sessão de treino livre no sábado (de manhã) de 1:00 de duração;
3 Sessões de Qualificação no sábado à tarde. A Qualificação determina a ordem de largada para a corrida. Ela possui 3 sessões e é eliminatória;
-A 1ª sessão conta com todos os 22 carros e possui 20 minutos. Os últimos seis colocados ocuparão as últimas seis posições (de 17 a 22) na largada da corrida na ordem em que terminaram e não avançarão para a próxima sessão.
-A 2ª Sessão conta com todos os 16 carros que se classificaram da 1ª sessão. Esta sessão possui 15 minutos e, de novo, os últimos seis carros ocuparão as posições de 11 a 16 na ordem em que terminaram na grelha de largada na corrida.
-A 3ª sessão conta com os 10 melhores da 2ª sessão. Esta sessão possui 10 minutos e determinará a ordem dos 10 primeiros colocados na grelha de largada na corrida.
Corrida no domingo à tarde.
Nas sessões de treinos livres e a pré-temporada as equipes aproveitam o tempo para configurar o carro para cada pista e uma definição geral do carro. As equipes podem mexer no câmbio, no motor, nas asas dianteira e traseira do carro (para melhorar aerodinâmica, aderência, força descendente, no equilíbrio do carro e na convergência e divergência dos pneus).

Guilherme Jamil

Um comentário:

  1. Esse menino tá gastando... estratégia, aerodinâmica, convergência...
    Mas também, prá quem acompanha desde quando se entende por gente e que assistiu a um GP ao vivo com apenas 5 anos de idade, esse esporte é mole.
    boa introdução. Aguardarei ansiosamente os posts sobre os grandes pilotos da história.

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