Para o Contender Round seguiram: Joey Logano, Matt Kenseth e Kevin Harvick como favoritos; Carl Edwards, Kyle Busch, Denny Hamlin, Kurt Busch e Martin Truex Jr. cotados para avançar; Dale Earnhardt Jr., Jeff Gordon e Brad Keselowski ainda precisando convencer mais, talvez repetirem todos os três as excelentes temporadas de 2014; Ryan Newman como a grande "zebra". Era este o panorama.
Logo na primeira corrida, em Charlotte, Matt Kenseth toma a ponta e se mostrava muito forte para vencer a prova e avançar à fase seguinte. Mas Kenseth cometeu vários erros, chegou a bater e se perdu na prova e se complicau no Chase. Com isso, Logano e Harvick seguiam como os grandes favoritos, travaram um bom duelo no final da corrida e Logano se prevaleceu e garantia sua vaga na terceira fase do Chase. Dale Earnhardt Jr. também bateu, e ficou muitos pontos atrás, e assim como Kenseth, basicamente apenas uma vitória os interessava. Kyle Busch se envolveu em um estranho acidente com Kyle Larson na entrada de um pit-stop e também se complicou, mas não era nada comparado a situação de Kenseth e Dale Jr..
Kansas foi o palco da segunda corrida e da maior controvérsia do Chase até agora. Logano, já garantido na fase seguinte, crescia na corrida e chegou nas voltas finais em Kenseth, que liderara boa parte da corrida e seguia quase imbatível para cumprir seu objetivo e conquistar a vitória que lhe interessava, até perder um pouco de rendimento no final. Mas a cinco voltas do fim, Kenseth fecha Logano muito em cima da hora, os dois se tocam, Kenseth roda e perde a corrida, se complicando ainda mais. Logano acaba vencendo a segunda corrida e Kyle Busch se recupera um pouco, fazendo uma constante e boa corrida. Seguiu então o panorama para Talladega: Logano já classificado; Carl Edwards, Kurt Busch, Kevin Harvick, Denny Hamlin e Martin Truex Jr. em uma situação bem favorável; Jeff Gordon e Brad Keselowski relativamente tranquilos, mas não tinham espaço para erros; Kyle Busch e Ryan Newman dependiam de um bom resultado, mas nada desesperador; Matt Kenseth e Dale Earnhardt Jr. disputando apenas para vencer, já que nenhum outro resultado os garantiria na fase seguinte.
Chega então a temida, decisiva e eletrizante Talladega. Uma corrida que deu motivos para ser temida para quem disputa o Chase: apenas Logano, já classificado, Kurt Busch, Gordon e Keselowski não ficaram em situações de grande risco. Ryan Newman não conseguiu se manter constante e foi eliminado. Matt Kenseth, desesperadamente atrás de uma vitória, não se mostrou muito capaz de disputar efetivamente pela ponta. Acabou batendo no final também foi eliminado. Denny Hamlin foi a grande surpresa, já que seria eliminado apenas com um resultado catastrófico, quebrou o flap traseiro de seu carro e foi obrigado a parar várias vezes nos boxes para consertá-lo. Duas voltas atrás dos líderes, Hamlin ficou impossibilitado de tentar reagir de qualquer maneira, o que culminou em sua eliminação. Dale Earnhardt Jr., diferentemente de Kenseth, disputou efetivamente a ponta, chegou a ter problemas nos boxes, mas se recuperou e terminou em segundo, demonstrando muita vontade e fazendo uma prova excepcional, mas não foi o suficiente. Martin Truex Jr. chegou a ficar uma volta atrás após se distanciar do pelotão, vivendo um drama, encerrado assim que houve a primeira bandeira amarela e o piloto do 78 se recuperou espetacularmente. Kyle Busch e Kevin Harvick também viveram um drama no final, após perderem rendimento e, caso Dale Jr. vencesse a prova, essa seria a disputa pela última vaga. Carl Edwards terminou tranquilo e, analisando apenas a tabela do campeonato, não teve maiores dificuldades. Mas Carl chegou a andar na parte de trás do pelotão, vivendo também um drama, desapontando toda a Joe Gibbs, que em determinado momento poderia ter os quatro carros eliminados.
Apesar da eliminação precoce de Matt Kenseth, o campeonato vai seguir emocionante. Em sua última temporada, Jeff Gordon pareceu evoluir quando se tratou do Chase nessa temporada e Brad Keselowski também se mostra mais competitivo ultimamente. Joey Logano e Kevin Harvick vêm fazendo provas à parte, fora de série e Martin Truex Jr., Kurt Busch e Carl Edwards vêm sendo constantes e serão eles a "roubar" eventuais vagas de bons pilotos que cometerem um único erro que seja, e Kyle Busch, com já fez essa temporada, pode surgir e vencer uma sequência de provas e desbancar a todos que necessitarem de uma vitória. O que valerá será a disputa, a emoção nas próximas três provas para que fiquem conhecidos os quatro finalistas para Homestead. Sim, o Chase perdeu muito com as precoces eliminações de Johnson e Kenseth, mas os oito pilotos que ainda disputam a cobiçada taça não estão aonde estão sem motivos.
Logano vai sim entrar como favorito e deve sentir uma pressão maior que os demais. O panorama mudou novamente, a equipe Penske é agora a mais constante e impressionante, ao passo que o grande ímpeto da Joe Gibbs Racing, após a fantástica sequência de 9 vitórias em 11 corridas, diminuiu e as equipes da Chevrolet, com destaque para Hendrick Motorsports e Stewart-Haas, seguem em um jejum de vitórias surpreendente, com apenas uma nas últimas quinze etapas. Martin Truex Jr. também diminuiu seu ímpeto inicial, não tendo feito uma boa segunda metade da temporada antes do Chase, relaxando um pouco após sua classificação, mas é mais regular desde o início da fase decisiva, e Kevin Harvick, imbatível na fase antes do Chase, muito regular e constante, ficou de fora do seleto grupo dos 10 primeiros por apenas oito vezes na temporada, mas por quatro das seis corridas no Chase. Mesmo correndo bem, Harvick necessita de mais regularidade, já que teve de enfrentar eventuais incidentes como a batida em Chicago após o furo de pneu, a falta de combustível em New Hampshire, já que teve que fazer de tudo para vencer, ou como o problema no motor em Talladega, que poderia tê-lo deixado de fora dessa terceira fase do Chase. Mas quando foi pressionado e precisava da vitória a qualquer custo, Harvick se mostrou inteiro, e dominou as corridas de New Hampshire e Dover.
O que se pode esperar da NASCAR é: restam oito pilotos que farão de tudo para levar o troféu, que promoverão o espetáculo, que farão as próximas quatro provas pegarem fogo, que farão o possível para aposentar em alto estilo,
ou levar o primeiro cobiçado e merecido caneco,
ou tentarão voltar aos principais holofotes desde seu primeiro triunfo,
ou tentarão defender o posto de atual campeão que ainda lhe pertence.
Oito pilotos que farão o Chase!
Guilherme Jamil