Bernie Ecclestone, dirigente da Fórmula um, fez novas mudanças no regulamento da categoria para a temporada deste ano. Novas caras, novos regulamentos, novas mudanças.
Após a temporada do ano passado, Bernie quis mudar algumas coisas, para poder acabar com o domínio da Red Bull. Aparentemente, após os testes da pré-temporada, objetivo cumprido. Mas nada de garantia. A Red Bull ainda não se adaptou com as novas mudanças:
- Motor:
- O motor que era de V8 (8 cilindros) 2.4 litros passou para V6 (6 cilindros) 1.6 litros;
- Em 2013 os motores tinham uma potência equivalente a 760 cavalos, e este ano foi reduzida para
608 cavalos;
- A rotação dos motores que era de 18 mil rpm (rotações por minuto), agora passou a ser de, no máximo, 15 mil rpm;
- Os motores deste ano pasaram a ter o sistema turbo, ausente nos compostos do ano passado;
- Câmbio
- Por consequência das alterações do motor, os compostos este ano, ganharão uma marcha a mais (a oitava marcha), em relação aos motores de 2013 (que dispunham de apenas sete marchas).
- Combustível:
- O novo motor tem agora outras fontes de energia, como o sistema complementar de energia e com isso, diminui o uso de combustível fóssil, passando a carga máxima de 160 kg para 100 kg a capacidade do tanque.
- Peso:
- Devido ao peso do novo motor, o peso mínimo dos carros passou para 690 kg, aumentando em 48kg em relação ao ano passado (cujo peso mínimo para os carros era de 642 kg).
- Escapamento:
- Até o ano passado eram permitidos 2 escapes. Esse ano os carros pasam a ter apenas um escape, o que diminui a carga aerodinâmica na parte traseira.
- Asas e bico:
- A altura do bico do carro (que era de 550 mm) passa a ser de 185 mm, o que deve influenciar muito na aerodinâmica e no estilos de pilotagem de alguns para 2014. O regulamento prevê maior segurança, com os bicos nessa altura, contra acidentes e colisões, principalmente laterais.
- Asa dianteira: houve redução em sua largura. Antes, era de 1800 mm agora passa a ser de 1650 mm. Com essa largura a asa não cobre mais a toda a largura das rodas, o que influenciará na aerodinâmica.
- Asa traseira: também reduzida em sua largura. Terão um ângulo de curvatura menor e não é mais permitido o uso da asa menor da base. A mudança causará diminuição na força descendente sobre as rodas traseiras e, portanto, menor tração, o que pode fazer com que os carros saiam de traseira.
- Sistema de recuperação de energia:
- O tão eficiente KERS sai para a entrada do ERS (mais eficiente ainda). Agora, com os motores turbo, estes não armazenarão apenas a energia das freiadas (como o KERS fazia utilizando o MGU K) como armazenarão também a energia térmica do calor dos motores (MGU H). Agora, a potência de 81 cavalos extras passa a ser de 160 cavalos extras por volta.
De cara nova também estão os novos carros, de acordo com o novo regulamento:
Red Bull - RB10
O RB10 passou por alguns problemas, mas de acordo com Adrian Newey (o mago projetista), o problema já foi identificado. Para esse ano o time terá um motor não muito confiável mas, um carro e dois pilotos de ponta.
Mercedes W05
Um dos carros mais bonitos e aerodinâmicos da temporada vem com tudo para cima dos austríacos (Red Bull).
Além disso possui dois supercompetentes pilotos e uma boa estrutura vencedora.
Ferrari F14T
Lotus E22
O time perdeu muito com a saída de Kimi Räikkönen. Apesar do bico esquesito e da falta de confiabilidade dos motores Renault, o time pode ser bem forte esse ano com duas promessas: Pastor Maldonado e Romain Grosjean.
McLaren MP4-29
Após o fiasco do ano passado, o time apresentou um bom carro, adequado às novas mudanças e com seu belo design aerodinâmico. O carro parece ser confiável e competitivo.
Force India VJM07
A Force India parece ser competitiva esse ano. Além de serem equipados com motores Mercedes, o carro é bem arrojado e agressivo, adequando-se mais aos estilos de pilotagem de seu pilotos.
Sauber C33
Um carro aparentemente bem aerodinâmico, mas, pouco arrojado. É provável que com um pouco de técnica de Adrian Sutil e um pouco da habilidade de Estéban Gutiérrez o time pode ser agressivo.
Toro Rosso STR09![]() |
A Toro Rosso é quase uma categoria de base para a Red Bull. O time aposta em dois jovens Vergne e Kvyat e em um carro não muito aerodinâmico.
Williams FW36
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A tradição dos anos 80 e 90 quer voltar a vencer. Até agora, meio caminho já foi andado com a apresentação de um dos melhores carros do grid, muito confiável e impusionados pelo melhor motor da categoria.
Marussia MR03
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Terá uma difícil missão este ano: tornar-se uma equipe intermediária. Não acredito que consiga ainda este ano. Mas, com um excelente carro e dois bons pilotos, este ano pode ser uma boa base para que esse objetivo seja cumprido ano que vem.
Caterham CT05
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Com a troca do motor Cosworth pelo Renault o time tem a ganhar. Como muitos times estão enfrentando dificuldades com a nova F1, a Caterham pode marcar seu primeiro ponto na categoria e tornar-se, também, uma equipe intermediária. Esperamos que com as novas mudanças, a Fórmula 1 volte a ser bem competitiva e continue sendo muito interessante. Esperamos também uma nova geração brasileira na ponta do grid. Quem sabe com Felipe Massa ainda? Enfim, esse ano promete! Boa corrida a todos!
Guilherme Jamil
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Belíssimo post, muito bem feito! Parabéns, detalhes excelentes. Até parece um engenheiro de equipe mesmo! Fico triste pela saída da Cosworth, era uma marca querida, sempre gostei de "preparação de motores". Continue assim!
ResponderExcluirMT bom Jamil. Bom post e boas infos. Já pode entrar no Globo esporte! (kkk). Agora com o motor turbo talvez as equipes com motor Mercedes-Benz tem chances de ficar n liderança.
ResponderExcluirNa primeira corrida, já vimos que, ou a Caterham está ruim de freios, ou o Kobayashi esqueceu onde fica o pedal de freio. kkk.
ResponderExcluirexcelente postagem, detalhada, com boas fotos e com explicações precisas.
valeu.