Nessas 4 corridas o que vimos de bom foi Kurt Busch voltando em boa fase, conseguindo bons resultados e já se encontra na 22ª colocação no campeonato. A cada corrida, Kurt diminui sua desvantagem, já que perdeu as três primeiras etapas do campeonato. Kurt precisa apenas de uma vitória para se garantir no Chase, e das cinco corridas que disputou, em três delas teve grandes chances de vencer. Kurt, que levantava dúvidas sobre seu retorno na NASCAR (como voltaria, se voltaria, já que alguns repórteres e jornalistas chegaram a cogitar sua aposentadoria), até agora mostra uma superação e hoje pode ser visto como uma grande aposta para o Chase. Outro ponto positivo foi a equipe Joe Gibbs. Denny Hamlin e Matt Kenseth ganharam uma prova cada um e estão ambos quase garantidos no Chase. Carl Edwards, outro piloto da Joe Gibbs, até agora não convenceu. Apesar disso, nessas oito primeiras corridas, já vimos Carl Edwards entre os dez primeiros em boa parte de algumas corridas. Contudo, ainda esperamos uma evolução de Carl Edwards e, se Carl conseguir se adaptar melhor com sua nova equipe, será também um forte canditado ao Chase e ao título. O ponto negativo da equipe Joe Gibbs é Kyle Busch. Com a perna e o pé quebrados, até agora Kyle perdeu as oito corridas e perderá a de Richmond (9ª corrida). Com seu futuro incerto, Kyle deverá voltar precisando de uma vitória para se garantir no Chase. Outro ponto baixo é a equipe Roush Fenway. Carl Edwards era, indiscultivelmente, o melhor piloto da equipe e foi o único a conseguir vitórias com a equipe em 2014. Mesmo após Carl e Greg Biffle terem ido para o Chase da temporada anterior, a equipe não convencia e o terceiro piloto (Ricky Stenhouse Jr.) conseguiu apenas 5 "Top 10" e 1 "Top 5". A equipe teve uma piora e, com a entrada de Trevor Bayne no lugar de Carl Edwards, a equipe teve um 4º lugar na prova de Bristol, com Stenhouse Jr., e o 10º lugar de Greg Biffle em Daytona como "Top 10".
A prova de Auto Club foi uma prova muito competitiva. Kurt Busch liderou o início da prova quando foi superado por Matt Kenseth com pouco mais de 30 voltas completadas. Durante boa parte da corrida, Harvick, Logano, Kenseth e Busch permaneceram no grupo da frente. Após uma parada nos boxes, Harvick tomou a liderança e foi administrando até que Kurt Busch tomou a liderança a 15 voltas do fim. entre bandeiras amarelas, Hamlin que tinha se aproximado, teve problemas no carro e perdeu posições. Kenseth quebrou o rolamento traseiro do carro e ficou em 31º. Keselowski se aproveitou desses imprevistos com os carros da Joe Gibbs e foi brigar pela liderança, que conseguiu na volta final. Kurt Busch ainda foi superado por Harvick nos metros finais. Paul Menard e Ryan Newman fizeram uma corrida e apareceram entre os líderes no final, e terminaram em 4º e 5º, respectivamente. Joey Logano e Martin Truex Jr. terminaram a 5ª corrida seguida nos 10 primeiros.
Em Martinsville, Joey Logano largou na ponta e a manteve até a volta 96. Martin Truex Jr. adotando uma estratégia diferente, não parou nos boxes e foi para a liderança, mas logo perdeu a posição para Logano algumas voltas depois. Harvick tomou a ponta de Logano e passou a disputar com Hamlin e Keselowski até a volta 433 com intervalos liderados, em sua maior parte, por alguns desses pilotos. Matt Kenseth tomou a liderança em uma parada nos boxes em bandeira amarela e logo foi superado por Gordon. Após outra amarela, Gordon foi punido por excesso de velocidade nos pits e não conseguiu brigar pela liderança. Tony Stewart, que não parou nos boxes, tomou a ponta, mas com os pneus mais gastos, logo perdeu a ponta para Kenseth. Hamlin e Keselowski vinham mais rápido, ultrapssaram Kenseth e duelaram pela ponta durante as últimas 30 voltas da corrida, com Hamlin se prevalecendo sobre Keselowski.
Kurt Busch fez a pole position no Texas. mas perdeu a ponta logo na primeira volta. Até a volta 80, Busch e Harvick se alternavam em períodos de liderança, quando Keselowski, em uma estratégia diferente, tomou a ponta. Johnson tomou a ponta de Keselowski quando este parou nos pits. A partir daí, Harvick, Johnson e Dale Earnhardt Jr. passaram a disputar a ponta até o final da corrida. Faltando 25 voltas para a fim, a corrida recomeçou, após uma bandeira amarela por detritos na pista. Enquanto os líderes trocaram os 4 pneus, McMurray e Gordon trocaram apenas 2 e foram para a liderança com os pneus mais gastos, o que possibitlitou que Harvick, Johnson e Earnhardt Jr. os ultrapassassem rapidamente. Na relargada, Logano e Harvick se tocaram e Logano quase bateu no muro. Algumas voltas depois, enquanto Harvick tentava tomar a ponta de McMurray, Johnson, mais rápido que ambos, ultrapassou os dois e foi para a liderança e se sustentou na ponta até o final, sendo um pouco ameaçado por Harvick até a penúltima volta, quando Harvick raspou no muro e teve que superar uma forte pressão de Earnhardt Jr. para se manter em 2º. Logano se recuperou e terminou em 4º. Brad Keselowski também subiu no final e fechou o "Top 5".
A corrida de Bristol foi atrasada algumas horas por causa da chuva. Dentro da pista, o que vimos foi uma prova muito movimentada e com muitos acidentes. Logo na volta 19, Keselowski perdeu o controle do carro e bateu em seu companheiro de equipe, Joey Logano, impossibilitando ambos de brigar pela vitória. A corrida foi paralisada por causa da chuva logo após este acidente. Quando a corrida recomeçou, Harvick manteve a ponta até a bandeira amarela programada na volta 61, quando perdeu a posição para Kurt Busch nos pits. Greg Biffle não parou para trocar pneus e, com estes mais gastos, logo perdeu a ponta para Kurt Busch. Harvick vinha se aproximando e recuperou a ponta algumas voltas depois. Na volta 169, quando houve a bandeira amarela, Harvick e Busch estavam trocando posições. Busch era o líder na entrada para o pit-stop, mas Harvick tomou a ponta. Harvick, então, passou a duelar com Kurt Busch e Carl Edwards até a volta 311, quando se involveu em um acidente e ficou de fora da disputa pela liderança. Matt Kenseth, Jeff Gordon, Jimmie Johnson e Kyle Larson "escalaram" o pelotão e disputaram a ponta até o final da prova. Faltando seis voltas para o final, Carl Edwards foi ao muro e bateu em Kurt Busch, retirando ambos da disputa pela liderança. Matt Kenseth ficou com o caminho livre para a vitória e Jimmie Johnson passou Gordon para o 2º lugar. Ricky Stenhouse Jr. e Ryan Newman foram duas surpresas e, após corridas discretas, chegaram em 4º e 5º, respectivamente.
Ao longo dessas 8 corridas, o que vimos foi uma leve superioridade de Kevin Harvick. Kurt Busch e Jimmie Johnson, até agora, podem ser apontados como principais concorrentes de Harvick. Estão os 3 em ótimas fases. Importante ressaltar também o bom desempenho da equipe Joe Gibbs, que foi coroado com as vitórias de Kenseth e Hamlin. Carl Edwards e Jeff Gordon ainda não convenceram, mas pode-se esperar algo muito bom de ambos essa temporada. Earnhardt Jr. fez algumas provas muito boas e é uma promessa para este Chase. Martin Truex Jr. e Joey Logano também são promessas, após terem chegado as 7 primeiras corridas no "Top 10". Brad Keselowski é outro piloto que pode surpreender e deve ser considerado. Kasey Kahne apresentou uma evolução, em relação em sua temporada passada e Ryan Newman, após o improvável e inesperado vice campeonato em 2014 é outra ameaça. Enfim, a NASCAR está cheia de grandes talentos que fazem dela uma categoria excitante, interessante e disputada. O Chase se aproxima a cada corrida, e a vontade de se garantir nas finais vai aumentando a cada corrida.
Guilherme Jamil